quarta-feira, 9 de março de 2011

Crítica e pensamento de ilustres filósofos



.
Este espaço é dedicado a reflexão do pensamento de grandes filósofos e escritores, com especial enfoque as questões que nos afetam diretamente, como o papel das religiões na história, o poder econômico e nosso papel na sociedade, como indivíduos conscientes do que acontece a nossa volta.

A análise do pensamento dos filósofos "clássicos" é fundamental para que possamos desenvolver nossa crítica aos sistemas de valores em mutação ao longo dos séculos. Alguns textos selecionados, representam peças do quebra cabeças infinito que é a capacidade humana em abstração e evolução, quando canalizados para objetivos concretos e positivos.

Expurgando crendices, misticismos de todas as espécies, de forma racional, evolutiva e progressista, buscando alcançar os verdadeiros valores humanos através da ética, da justiça e da Verdade. Aliás, a famosa citação : "no início era o Verbo" é uma farsa, pois o Verbo deveria ser substituído pela Verdade. Somente a Verdade irá nos salvar, seja da ignorância, da tirania de governantes, da manipulação das massas, da distorção e diminuição dos valores individuais em detrimento da esterilidade oferecida pelas religiões.

Devo ressaltar que os valores morais do indivíduo, independem de sua postura quanto a religiosidade ou espiritualismo. A ética e a moral na sociedade é em função do caráter, do intelecto e de suas ações frente aos seus semelhantes e ao frágil ecossistema mundial. Por isso, a crítica responsável, objetiva que visa a evolução do homem e da sociedade, é extremamente importante, a na época atual em especial, quando há a continuidade da bestialidade de guerras motivadas essencialmente por interesses econômicos, mas que se escondem nas trevas dos fundamentalismos religiosos.

O ateísmo, agnosticismo ou a simples "heresia" frente as religiões dominantes assume importância cada vez maior na sociedade atual, para impedir a proliferação da violência insana das guerras e o desenvolvimento de nova corrida armamentista em nome de deuses ou supostos eixos do mal.

Aqui o ponto central da reflexão é à Igreja e ao capitalismo voraz que degrada as sociedades e devasta nações inteiras devido as suas diversas formas de fundamentalismo. A busca suprema da Humanidade deveria ser a paz, o desenvolvimento sustentado das sociedades em harmonia com os recursos naturais de nosso planeta ( nossa única casa ) e a autodeterminação dos povos em detrimento da construção de impérios militares ou imaginários, que não existem nem na imaginação de quem os criou. Assim como declarou Marx em O Capital, "tudo que é sólido desmancha no ar", a história humana é um ciclo, e todos os impérios - terrenos ou não - sucumbem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário